Teoria do Desenvolvimento Vygotsky
Ø Segundo
Vygotski: um pressuposto básico da obra de Vygotski é que as origens das formas
superiores de comportamento consciente - pensamento, memória, atenção
voluntária etc. Devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém.
Lev Vygotsky
Ø Entendia
o homem como ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e
transforma essas ações para que constituam o funcionamento de um plano interno.
Lev
Vygotsky
Ø Faz
ênfase na linguagem e sua relação com o pensamento.
Ø Na
abordagem vygotskyana, o homem é visto como alguém que transforma e é
transformado nas relações que acontecem em uma determinada cultura.
Ø Vygotsky
deteve-se no estudo dos mecanismo psicológicos mais sofisticados (funções
psicológicas superiores, como a
linguagem e a memória).
Ø A
consciência é produto histórico social, sendo importante considerar as mudanças
que ocorrem no desenvolvimento mental a partir do contexto social.
Ø A
inteligência se forma quando a fala e a
atividade prática convergem, assim, a conquista da linguagem é um marco no
processo de desenvolvimento humano.
Ø Pela
linguagem a criança se torna capaz de planejar suas ações...
Vygotsky
Ø Vê a inteligência como
habilidade para aprender e desconsidera teorias que concebem a
inteligência como resultante de aprendizagens prévias já realizadas.
Para
ele o processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do
conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.
Ø O
funcionamento intelectual desenvolve-se graças
a regulações realizadas por outras pessoas que, aos
poucos, serão substituídas por autoregulações.
O
homem precisa aprender e integrar em sua maneira
de pensar, o conhecimento da sua cultura.