quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Vygotsky". Teoria do Desenvolvimento


Teoria do Desenvolvimento Vygotsky

Ø  Segundo Vygotski: um pressuposto básico da obra de Vygotski é que as origens das formas superiores de comportamento consciente - pensamento, memória, atenção voluntária etc. Devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém.

Lev Vygotsky

Ø  Entendia o homem como ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e transforma essas ações para que constituam o funcionamento de um plano interno.

Lev Vygotsky

Ø  Faz ênfase na linguagem e sua relação com o pensamento.
Ø  Na abordagem vygotskyana, o homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações que acontecem em uma determinada cultura.
Ø  Vygotsky deteve-se no estudo dos mecanismo psicológicos mais sofisticados (funções psicológicas superiores, como  a linguagem e a memória).
Ø  A consciência é produto histórico social, sendo importante considerar as mudanças que ocorrem no desenvolvimento mental a partir do contexto social.
Ø  A inteligência se forma  quando a fala e a atividade prática convergem, assim, a conquista da linguagem é um marco no processo de desenvolvimento humano.
Ø  Pela linguagem a criança se torna capaz de planejar suas ações...

Vygotsky

Ø            Vê a inteligência  como  habilidade  para  aprender e desconsidera teorias que concebem a inteligência como resultante de aprendizagens prévias já realizadas.
Para ele o processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a                    criança nasceu. 
Ø  O funcionamento intelectual desenvolve-se  graças  a regulações realizadas por outras pessoas  que, aos poucos, serão substituídas por auto­regulações.
O homem precisa aprender e integrar em sua maneira de pensar, o conhecimento da sua cultura. 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento intelectual.



Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento intelectual.


Ø  Segundo Piaget, de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, se desenvolvem estágios de DH o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
Ø  1 período: Sensório-motor        (0 a 2 anos)
Ø  2 período: Pré-operatório           (2 a 7 anos)
Ø  3 período: Operações concretas (7 a 11 anos)
Ø  4 período: Operações formais  (12 anos em diante)


Formação da Personalidade.
Ø  Segundo Piaget, a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores, a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam-se num sistema único e pessoal e vão-se exteriorizar na construção de um projeto de vida.  

 (GRUPO. 1)
 
José Marcio da Costa Mello
Acadêmico em Graduação Superior: Línguas – Letras, Literatura Portuguesa e Letras Literatura Espanhola.
INC / BC / Universidade Federal do Amazonas - UFA
Cel: (97) 9169-7442

RECURSOS LÍNGUISTICOS:



RECURSOS LÍNGUISTICOS:

É uma forma que expressa as experiências as emoções, atives de poesia ao discurso.
A figura de linguagem é empregada para valorizar o texto.




Anáfora: Consiste na repetição de palavras, no início de uma série de versos, na linguagem poética é perfeitamente possível. Na linguagem formal a repetição de palavras abusiva, pode levar ao mesmo resultado, por isso evite esse recurso.
Antítese: Consiste no contraste entre dois elementos ou ideias.
Comparação: Consiste em confrontar duas realidades distintas para realçar analogia ou diferenças.
Metáfora: Consiste numa ideia ou espécie de comparação a qual falta o primeiro termo e a partícula, comparativa, que geralmente está abreviada ou subtendido.
Ironia: Consiste em atribuir ás palavras, um significado diferente daquele que na realidade têm, em geral, o contrário do que de faro dizem.   
Eufemismo: Consiste a linguística em um conjunto de normas.




OBS:

Venho através deste propor aos interessados por este assunto, e que o mesmo atenda suas necessidades, caso necessite de maiores informações, escreva no blog sua solicitação e em seguida estaremos respondendo e retirando suas dúvidas...

Grato.



José Marcio da Costa Mello
Acadêmico Curso de Graduação: Letra – Língua Literatura Portuguesa e Espanhola.
INC / BC / UFAM – 2014.
Cel: (97) 9169-7442