quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

GENEROS TEXTUAIS




GENEROS TEXTUAIS

Para relatar acerca dos gêneros textuais, é necessário que partirmos com uma busca desde os primórdios, os quais já produziam os gêneros textuais em suas formas de comunicação, ex: sons, gestos corporais, pinturas rupestres, ferramentas etc. (José Marcio da Costa Mello – 28.01.2014)
Para Bakhtin, os gêneros textuais, apresentam-se como gênero do discurso, sendo relativamente estáveis de enunciados produzidas pelas mais diversas esferas das atividades humanas (1992, p.279). Afirma ainda que são estáveis porque sofrem modificações acordados a situação comunicativa na qual são empregados, (no universo acadêmico, familiar, empresarial, esportivo etc).
De acordo com Marcuschi, os gêneros surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais e na relação com as inovações tecnológicas (2002, p.19-34).

Partindo deste principio ocorre o AGRUPAMENTO DOS GÊNEROS TEXTUAIS.

Para Schneuwly, Dolz e colaboradores, agrupam os gêneros textuais a partir das capacidades de linguagem dominante dos sujeitos nas seguintes ordens: (relatar, narrar, argumentar, expor e descrever ações ou instruir\prescrever ações (2004, p.60-61). Observe a seguir.
a)      Relatar: volta-se à documentação e memorização de ações humanas. Mostra experiências vividas, situadas no tempo (relato, notícia, diário, reportagem, crônica esportiva, biografia etc).
b)      Narra: representa uma recriação do real. Isso pode ser visualizado na literatura ficcional (conto, conto fantástico, conto maravilhoso, romance, fábula, apólogo etc).
c)      Argumentar: diz respeito à discussão de problemas controversos. O que se busca é sustentação de uma opinião ou sua refutação, tomando uma posição (debate, editorial, carta argumentativa, artigo de opinião, discurso de defesa, carta do leitor etc).
d)     Expor: refere-se à apresentação e construção de diferentes formas dos saberes (texto explicativo, artigo cientifico, verbete, seminário, palestras, entrevista de especialista etc).
e)      Descrever ações ou instruir\ prescrever ações: diz respeito às normas que devem ser seguidas para atingir algum objetivo (instruções e prescrições). Indica a regulação múltua de comportamentos (receita, manual de instruções, regulamento, regras de jogo etc).


   José Marcio da costa Mello
   Curso de Graduação Superior: Línguas - Letras Literatura Portuguesa e Letras Literatura Espanhola
    INC - BC - UFAM.
    Cel: (97) 9169-7442