GENEROS TEXTUAIS
Para relatar acerca dos gêneros textuais, é
necessário que partirmos com uma busca desde os primórdios, os quais já
produziam os gêneros textuais em suas formas de comunicação, ex: sons, gestos
corporais, pinturas rupestres, ferramentas etc. (José Marcio da Costa Mello –
28.01.2014)
Para Bakhtin, os gêneros textuais,
apresentam-se como gênero do discurso, sendo relativamente estáveis de
enunciados produzidas pelas mais diversas esferas das atividades humanas (1992,
p.279). Afirma ainda que são estáveis porque sofrem modificações acordados a
situação comunicativa na qual são empregados, (no universo acadêmico, familiar,
empresarial, esportivo etc).
De acordo com Marcuschi, os gêneros
surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais e na relação com
as inovações tecnológicas (2002, p.19-34).
Partindo deste principio ocorre o AGRUPAMENTO DOS GÊNEROS TEXTUAIS.
Para Schneuwly, Dolz e colaboradores, agrupam
os gêneros textuais a partir das capacidades de linguagem dominante dos
sujeitos nas seguintes ordens: (relatar, narrar, argumentar, expor e descrever
ações ou instruir\prescrever ações (2004, p.60-61). Observe a seguir.
a)
Relatar: volta-se à documentação e memorização de ações humanas. Mostra
experiências vividas, situadas no tempo (relato, notícia, diário, reportagem,
crônica esportiva, biografia etc).
b)
Narra: representa uma recriação do real. Isso pode ser visualizado na
literatura ficcional (conto, conto fantástico, conto maravilhoso, romance,
fábula, apólogo etc).
c)
Argumentar: diz respeito à discussão de problemas
controversos. O que se busca é sustentação de uma opinião ou sua refutação,
tomando uma posição (debate, editorial, carta argumentativa, artigo de opinião,
discurso de defesa, carta do leitor etc).
d)
Expor: refere-se à apresentação e construção de diferentes formas dos saberes
(texto explicativo, artigo cientifico, verbete, seminário, palestras,
entrevista de especialista etc).
e)
Descrever ações ou instruir\ prescrever ações: diz respeito às normas que devem ser seguidas
para atingir algum objetivo (instruções e prescrições). Indica a regulação
múltua de comportamentos (receita, manual de instruções, regulamento, regras de
jogo etc).
José Marcio da costa Mello
Curso de Graduação Superior: Línguas - Letras Literatura Portuguesa e Letras Literatura Espanhola
INC - BC - UFAM.
Cel: (97) 9169-7442